Vitória em Tempo de Crise


II Reis 4: 8-20

A sunamita era uma mulher rica da cidade de Suném, ao que parecia era da tribo de Issacar do reino de Judá, casada com um homem de idade avançada e não tinha filhos. Apesar de naquele contexto, nação e época, não ter filhos era de grande tormento para uma mulher que era discriminada, diminuída, desvalorizada, como se Deus não fosse com ela, a sunamita não tinha o semblante de amargura e nem baixa auto-estima. Parecia ser uma mulher prestativa, caridosa.
No entanto, lá bem guardado em seu coração estava um grande sonho, ser mãe. Ter aquele filho tão desejado, talvez nem mais alimentasse esta esperança pelas suas próprias circunstancias, seu marido já velho e ela provavelmente estéril.
Mas, é aí onde entra a ação de um Deus que pode fazer todas as coisas, mesmo as impossíveis. Deus olhou para o serviço daquela mulher que nada pedia em troca, servia apenas por prazer de servir. Ele deu-lhe um presente, uma recompensa.
Mas, em pouco tempo aquilo que Ele deu, tomou de volta

I – DEUS PERMITE A CRISE PARA MANIFESTAR A GLÓRIA DELE

Quando Deus ressuscitou o filho da sunamita, correu a notícia em todo o reino, todos ficaram sabendo do milagre feito através de Eliseu. Todas as nações agora sabiam que existia um Deus na nação judaica.

Os resultados nem sempre são aqueles que nós queremos, porque Deus sabe o que é melhor para nós, é Deus mostrando a glória Dele.

Por isto é Ele que tem que fazer não nós. Quando Gideão foi pelejar contra os midianitas Deus mandou que ele diminuísse o número de homens porque senão iriam dizer que venceram a batalha pelo braço deles próprios. Mas, diante de um grande exército dos inimigos, apenas 300 homens de Gideão foram para a batalha.

II - DEUS ATENDE O DESEJO DO NOSSO CORAÇÃO QUANDO ADORAMOS A ELE EM ESPÍRITO E EM VERDADE.

Quando estamos atentos à necessidade do Reino de Deus

Contribuindo com missões, sendo hospitaleiros, ajudando os missionários, doando a nossa própria vida em favor do crescimento do reino, orando, intercedendo pelas almas perdidas, sendo canal da benção de Deus.
A sunamita foi sensível à necessidade que o profeta tinha de ter um lugar tranqüilo para morar, um teto, uma moradia. Então, ela conversou com seu marido sobre isto. Ela se deixou usar por Deus para abençoar a vida do profeta e conseqüentemente a obra de Deus.

Quando não medimos esforços para servir ao nosso próximo com os bens que Deus nos deu, com os talentos, com os dons, frutificando.

Precisamos entender que tudo o que temos não nos pertence, até mesmo a nossa própria vida.


Quando ficamos em silêncio quanto às nossas necessidades

Não murmurando, não sendo rixosas, maldizentes, contendenciosos, faladeiros, Deus se compadece de nós na nossa necessidade, quanto ao desejo que arde no nosso coração e na nossa alma, porque é muito importante e necessário para nós.

Quando o profeta viu que a mulher estava com sua alma aflita, amargurada, doida, ele teve compaixão dela e disse: “Deixa-a, porque a sua alma está em amargura...”. V. 27. O profeta neste momento demonstrava intensa compaixão por aquela mulher e compreensão da sua dor.
Esta atitude prefigura a postura do nosso Deus diante da nossa dor, aflição e angústia, Deus tem compaixão de nós e isto foi demonstrado por Jesus durante todo o seu ministério terreno. Como Jesus sempre dizia que ele e o Pai eram um, então os mesmos sentimentos de Jesus são os de Deus Pai também, que nos ama com um amor de um pai que quer o melhor para seus filhos. Porém, as nossas atitudes são provadas por nosso Deus, que quer nos tornar filhos melhores. Somente na oração devemos entregar ao nosso Deus as nossas lágrimas.

III – DEUS PROVA A NOSSA FÉ E CONFIANÇA NELE.

Tirando aquilo que Ele mesmo nos deu, mesmo que depois nos dê novamente.


Qual é a sua atitude quando você perde algo que ama tanto, ou que almeja tanto alcançar, aí vê outra pessoa conseguindo e você não. Qual é a sua atitude: você berra pra Deus que você é mais santo que todo mundo, que ora mais que todo mundo, que jejua mais que todo mundo e que você merece mais que todo mundo?
Ou você é aquela pessoa que determina as coisas pra Deus?
Se Deus nos dá algo e tira de nós nada podemos fazer a não ser confiar Nele.

Mostrando que outros não podem fazer o que só Ele pode.

Veja que Eliseu mandou o seu servo ir para ressuscitar o menino, porém nada aconteceu, e aquela mulher sabia que só Deus poderia fazer aquele milagre, pois era muito grande a intimidade que o profeta tinha com Deus. Somente alguém com muita intimidade conseguiria de Deus algo assim.

IV - A NOSSA VITÓRIA INDEPENDE DAS CIRCUNSTÂNCIAS.

Os nossos olhos carnais não estão aptos para ver a ação de Deus por nós.

Aquilo que aparece para nós como sem solução não é o fim do túnel.

Deus cuida de nós em qualquer circunstância.

Deus cuidou da sunamita quando houve grande seca e muita fome naquele país. O profeta preveniu-a de que haveria fome naquela cidade, para que ela fosse embora dali para outro lugar onde fosse amparada junto com sua família.
Quando ela voltou Deus restitui todos os seus bens. O rei ao tomar conhecimento de quem era aquela mulher liberou a sua propriedade. Deus havia pensado em tudo, cuidando dela.
Deus sempre providencia um escape para você, Ele nunca deixa você sozinho, sem proteção, direção, cuidado. A não ser que Ele tenha um propósito com o mal na sua vida. Ele é Deus.

CONCLUSÃO


A verdadeira vitória é atravessar o sofrimento, as crises com inteira convicção de que se não está só. Que existe um Deus no controle de nossas vidas, e que se utiliza das nossas aflições para nos colocar mais perto dele, nos tornar mais íntimos com Ele, confiantes, cheios de vigor espiritual e físico. A palavra diz que “nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”, nem só de alegria vive o cristão, mas uma coisa é certa, Deus está atravessando com você todas as aflições, todo rio de luta, de dor, no entanto, o rio de Deus é mais abundante, transbordante, do que qualquer outro. É um rio que cura, que balsifica a alma, que inunda o ser.

Nenhum comentário: